Coordenador : Adriana Martins Correia
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390100.2201.230639.24022023
Departamento/Setor: GEF
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público externo é composto pelas comunidades escolares das redes de Educação Básica federal, municipal e estadual, situadas em Niterói. O publico interno é composto pelos discentes das disciplinas da licenciatura, participando como expectador/debatedor nas apresentações iniciais. Também será viabilizado que estes discentes acompanhem os ensaios e oficinas de criação do grupo, podendo se somar ao mesmo nas apresentações nas escolas.
Local de atuação: O desenvolvimento do trabalho do grupo CoInsirações será realizado nas dependências do Instituto de Educação Física. AS apresentações acontecerão no campus da Universidade, no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI) e em escolas da rede pública municipal e estadual,
Objetivo
GERAL Promover um espaço de criação artística e vivência pedagógica para discentes da graduação, cuja produção se destina à apreciação e à experiência estética de crianças e jovens das escolas de educação básica das redes públicas de ensino ESPECÍFICOS 1. Viabilizar uma interação dialógica entre a Universidade e a escola, mediada pela arte/dança. 2. Suscitar o debate de temáticas que se relacionam aos mundos de crianças e jovens na escola, a partir do afeto provocado pela apreciação estética e pela vivência artística. 3. Possibilitar a construções de novos saberes para discentes dos cursos de licenciatura, a partir da articulação entre a arte e a educação, pensando de forma crítica a relação que se estabelece entre as mesmas. 4. Promover a fruição e a criação artística para discentes de graduação da UFF. RELAÇÃO COM A SOCIEDADE E IMPACTO SOCIAL O projeto investe na relação entre a arte e a educação, buscando fugir de reducionismos utilitaristas ao apostar na tríade apreciar/experimentar/refletir. O impacto social da ação refere-se à dimensão da democratização do acesso à dança, não vista como arte erudita a ser consumida e sim como algo que pode fazer parte do cotidiano. De forma específica, vemos os seguintes impactos: Impacto direto: atingir a crianças e jovens com apresentações e experimentações de dança, que se relacionam com temáticas que geram debates relevantes na escola Impacto indireto: contribuir para a formação de apreciadores/as de arte, bem como suscitar interesse em relação a futuras interações com a dança, seja no campo do lazer ou do aprofundamento artístico.
Resumo
O projeto apresentado articula o trabalho do grupo de dança CoInspirações com ações realizadas nas escolas de Educação Básica. Trata-se de uma proposta que conjuga o fomento à apreciação artística com o desenvolvimento de um olhar crítico e sensível para temas que afetam o universo de crianças e jovens. O grupo CoInspirações iniciou suas atividades no Instituto de Educação Física (IEF), em 2018, sendo um coletivo formado pela professora proponente e por alunos de diferentes cursos de graduação da Universidade. A aprendizagem aí se dá no sentido de articular discentes que trazem consigo diferentes linguagens e/ou expectativas em relação à dança. No momento reúnem-se pessoas que vêm das danças urbanas, das danças populares, do balé ou que, simplesmente, têm o desejo de dançar. Estes saberes são compartilhados e, a partir daí, são mediados pela professora/coordenadora, partindo de ferramentas de diferentes processos de criação oriundos das danças contemporâneas/vanguarda, tais como o Sistema Laban (LABAN, 1978) e o Contato-improvisação. A partir do trabalho já iniciado, objetivamos a extensão da ação para além da comunidade interna da UFF, quando o grupo começará um processo de circulação, focando na criação e socialização de trabalhos coreográficos que, de alguma forma, toquem em temáticas relevantes ao universo dos jovens e das crianças da escola. Nestas ações propõe-se encontros com as comunidades escolares que irão articular três momentos, que podem acontecer de forma consecutiva ou integrada: apreciação (apresentação de dança); participação (vivência de dança) e rodas de conversa (debates suscitados pela temática do trabalho).